top of page
Buscar
  • Foto do escritorSign it Seguros

Dia do Cardiologista: Importância de cuidados com o coração



Comemorado hoje, dia 14 de agosto, o Dia do Cardiologista remete aos cuidados necessários e indispensáveis para a saúde do coração e prevenção de possíveis doenças cardiovasculares. A data é marcada desde 2007 e foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, para que a população lembre sempre da importância da atuação desse profissional.


Esse campo trata do estudo da funcionalidade, das doenças do coração, dos grandes vasos sanguíneos e sistema circulatório.

Qualquer pessoa, em qualquer idade e lugar necessita dos serviços oferecidos pelo médico cardiologista, independentemente do seu tipo de vida, seja ela atleta ou sedentária, é sempre bom fazer exames cardiológicos regularmente, porque as doenças que acometam o coração são muitas.


A principal função da cardiologia preventiva é tratar os fatores de risco, diminuindo ou mesmo evitando a chance deste paciente desenvolver uma doença do coração. Não existe uma idade específica para iniciar o tratamento com o cardiologista. Na infância, se a criança apresentar sopro cardíaco, cansaço, cianose ou falta de ar; pelo menos uma vez na adolescência para avaliar peso, colesterol e pressão arterial; e na vida adulta de acordo com os fatores de risco encontrados.


Adotar hábitos saudáveis costuma ser a principal medida praticada por pessoas que buscam manter a qualidade de vida. Essa ação, realmente, é imprescindível, mas, junto dela, a realização de um check-up periódico e de exames de rotina deveria ser regra geral, especialmente a partir dos 35 anos.


Segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a consulta a um cardiologista pode prevenir que 80% dos fatores de risco levem ao surgimento de doenças no coração. Além disso, uma avaliação médica regular possibilita o diagnóstico precoce de um problema cardíaco, elevando as chances de cura.


As principais condições que influenciam o aparecimento de doenças cardíacas e que, portanto, devem ser avaliadas pelo especialista são:

Obesidade, sedentarismo, tabagismo, colesterol alto, hipertensão, diabetes, estresse, distúrbios endócrinos, infecciosos e nos rins.


Fontes:

aliraclinica.com.br

cidadeverde.com


Está com dúvidas em escolher um plano de saúde ou plano odontológico?



Acesse agora o uma de nossas redes sociais e converse com a gente!


Instagram: @signitseguros

Facebook: @signitseguros


Esteja sempre seguro!




25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado pelo envio!

bottom of page