Sign it Seguros

28 de dez de 20201 min

consegue reconhecer a compulsão alimentar?

Para quem ainda não conhece, a compulsão alimentar é a prática recorrente de comer excessivamente e de modo descontrolado em um curto espaço de tempo, além de ser em uma quantidade maior que o organismo realmente necessita. Além disso, os sentimentos de culpa ou arrependimento costumam acompanhar os episódios compulsivos.

Por isso, é importante ficar atento aos sinais, principalmente se a situação tornar-se uma rotina na sua vida. Uma vez que pessoas com compulsão alimentar podem estar lutando para lidar com a tristeza, a raiva, o estresse, a ansiedade e outros sentimentos e emoções.

Sentir fome, além de saudável, é fundamental. Afinal, é assim que nosso corpo obtém a energia necessária para se manter em funcionamento. Acontece que esse ato tão natural pode, por alguma razão, ficar desregulado.

A compulsão alimentar pode ser responsável pelo surgimento de outras doenças. Por envolver o consumo excessivo de alimentos e, na maioria das vezes, estamos falando de ultra processados, a compulsão alimentar pode se configurar como fator de risco para o surgimento de doenças como: obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

O tratamento do transtorno de compulsão alimentar, quando assim se configura, envolve o acompanhamento com psicólogo, psiquiatra e nutricionista. O primeiro passo é avaliar critérios diagnósticos, investigar a possibilidade de transtornos associados e compreender a complexidade da temática. Também é importante o apoio da rede familiar e uma abordagem sem estigmas para entender melhor o que se passa com essa pessoa e, assim, direcionar adequadamente o tratamento.

Fonte: saudebrasil.saude.gov.br

Nosso Instagram: www.instagram.com/signitseguros

    530
    0